Caminho do Horto
Esse trajeto conta com diversos pontos turísticos que não podem faltar no roteiro dos viajantes. O Parque Estadual Campos do Jordão (Horto Florestal), que tem mais de 8 mil hectares, conta com trilhas bem conservadas em que os visitantes têm a oportunidade de observar uma grande variedade de flora e fauna, além de aproveitar experiências como arborismo, atividades ao ar livre, passeios de bicicleta, piqueniques e para os mais aventureiros, há a possibilidade de praticar escalada em rocha e rapel, escolhas perfeitas para quem gosta de adrenalina.
Os campos de araucária, árvores típicas da cidade, também são buscados pelos turistas. E os atrativos não param por aí. O Zoom Bike Park, parque recreativo com trilhas para mountain bike de diferentes graus de dificuldade, é o ponto ideal para os apaixonados por esportes radicais.
O Parque da Lagoinha é parada obrigatória. Refúgio tranquilo e encantador cercado pela exuberante natureza da Serra da Mantiqueira, localizado próximo ao centro, o local tem trilhas suaves, lagos serenos e uma vegetação exótica. Ideal para momentos de relaxamento e contemplação.
A Casa Araucária e o projeto social Maostiqueira, que capacita pessoas da comunidade para trabalharem com a lã e criarem produtos artesanais feitos deste item 100% natural, são locais que os turistas ficarão encantados, principalmente por conta da paisagem.
Os visitantes podem também aproveitar o Caminho da estrada de ferro, em que a pessoa tem a oportunidade de fazer um passeio na Maria fumaça.
E quem gosta de provar novos sabores etílicos, deve conhecer a Caras de Malte, um estabelecimento com ares de boemia intimista, lareira central e cozinha variada de chapas de carnes em pratos europeus encorpados. Outro destaque culinário é o restaurante Dois Rios, inserido em uma paisagem sem igual e conduzido pela chef Patrícia Sampaio Bettencourt e seu companheiro Carlos Bettencourt. O lugar recebeu esse nome por conta do terreno que está ladeado pelos rios Fojo repleto de trutas e pelo Sapucaí Guaçu, caloroso no verão e de águas límpidas e tranquilas no inverno.
Alto Lajeado
O roteiro do Alto Lajeado é bem diversificado e encanta o público de todas as idades. O visitante pode começar com o Tarundu, parque com 25 atrações de lazer para todos os gostos, em que a pessoa tem contato com a natureza em uma área de 500 mil m² de mata preservada, a 1.700 metros de altitude.
Já o Parque Amantikir tem um conjunto de jardins e diversos pontos interativos. São mais de 700 espécies de plantas ao longo dos 60 mil m², abertos à visitação durante todos os dias do ano. O colorido dos canteiros é cenário para lindos registros fotográficos.
O Parque Bambui, complexo de lazer que faz parte da propriedade do Hotel Toriba, oferece uma experiência imersiva na natureza em uma área de 336 mil m². Por outro lado, a Fazendinha Toriba possui diversos animais domésticos que podem ser tocados e alimentados pelos visitantes. As crianças amam!
Por ali, a Cervejaria Campos do Jordão, inspirada na beleza da Mantiqueira e pensada para proporcionar uma sensação única no universo cervejeiro, é parada obrigatória. O endereço oferece a oportunidade de conhecer o processo da criação de sua bebida, além de ter paisagens instagramáveis. O mirante, que faz parte do território, tem uma vista da serra de tirar o fôlego.
Alto do Boa Vista
Os atrativos desse trajeto são destinados àqueles que amam conhecer a história e cultura local. O Palácio Boa Vista, residência oficial de inverno do governador do estado de São Paulo, é um passeio inesquecível. Na parte interna é possível apreciar mais de 1.800 obras de arte, do Modernismo ao abstrato, com destaque para um conjunto de 8 raras e valiosas pinturas de Tarsila do Amaral, além de mobiliário, tapeçarias, louçaria e prataria catalogada.
O Museu Felícia Leirner, que divide espaço com o Auditório Claudio Santoro, que é a casa do Festival de Inverno de Campos do Jordão, está localizado em uma área de aproximadamente 35 mil m². Ali é possível contemplar a arte perfeitamente integrada à natureza.
A cervejaria Baden Baden traz tradição, unido à inovação, e eleva os sabores com combinações surpreendentes de suas bebidas encontradas em boa variedade de aromas
O Mosteiro São João, próximo ao centro, a cinco quilômetros da Vila Capivari, no caminho para o Palácio Boa Vista, é um lugar tranquilo com missas regulares, cânticos gregorianos, um maravilhoso jardim e lago.
Portal Capivari
Os pontos mais tradicionais de Campos do Jordão estão localizados no centro e merecem ser conhecidos. O famoso teleférico é um deles. Quem faz o passeio se surpreende com a vista panorâmica e a possibilidade de contemplara paisagem tanto pela cabine, como pelas cadeiras. Por ali também fica o trenó, que consiste em um carrinho que se desloca até 40km/h sobre um trilho de 485 metros de extensão; e o famoso bar de gelo Iceland, um universo abaixo de zero com estrutura composta 100% por gelo.
E para finalizar esse roteiro, o visitante pode desfrutar da variedade gastronômica do Mercearia Campos – Restaurante & Bar, que há mais de 20 anos disponibiliza o que a região da Mantiqueira tem de melhor.
Itapeva
O Bosque do Silêncio, parque ecológico e tropical, possibilita caminhadas por trilhas naturais, e ainda conta com espaços para paintball, peteca e outras opções de lazer.
A Fazenda Prana é o queridinho dos turistas que amam tirar fotos em paisagens exuberantes e apreciar um pôr do sol inesquecível. O local conta com restaurante, tirolesa, bike aérea, balanço infinito (o mais alto do Brasil), parquinho de diversão rústico e trilhas para caminhada.
O parque da Floresta Encantada possui casas pequenas inspiradas em histórias e contos infantis e para uma imersão ainda maior os funcionários ficam fantasiados aos fins de semana.
A Fazenda Saint Clair, conhecida como parque das lavandas, está situada no território do Pico do Itapeva e permite desfrutar de belas paisagens naturais e contemplar a paisagem.