Bolivianos Fugindo do Brasil

Bolivianos Fugindo do Brasil

Um navio de cruzeiro com cerca de 1.500 passageiros a bordo está encalhado no porto de Barcelona porque 69 cidadãos bolivianos não podem desembarcar porque não têm um visto válido para entrar no espaço Schengen europeu, documentos que a Polícia Nacional acredita serem falsos.

Barcelona é o destino final desses passageiros bolivianos afetados, mas não de todos os passageiros do navio, com cerca de 1.500 pessoas, que deveria continuar sua rota para a Croácia, mas que, por enquanto, está atracado no porto de Barcelona esperando para resolver a situação. Parentes e amigos de passageiros bolivianos viajaram para o terminal de cruzeiros, que assistiram angustiados como seus entes queridos não puderam desembarcar.

O Ministério das Relações Exteriores da Bolívia informou que “tomou conhecimento da situação” dessas pessoas “que estão atualmente a bordo do navio de cruzeiro MSC Armonía, em Barcelona”, e que deixaram o Brasil para fazer uma rota no Mar Mediterrâneo. “Devido ao fato de os nacionais não terem os documentos de entrada no espaço Schengen, eles têm dificuldades para desembarcar nos portos da Europa”, disse o governo boliviano em um comunicado.

Fontes da Força Nacional de Polícia (CNP) disseram à Agência Efe que os vistos desses cidadãos bolivianos são falsos e que estão investigando se os responsáveis pelo navio de cruzeiro tinham conhecimento dessa suposta infração.

O Governo da Bolívia informou que a sua embaixada em Espanha e o consulado-geral do país sul-americano em Barcelona “estão a tomar as medidas adequadas para lidar com este caso” através de “coordenação com as autoridades espanholas” e com a empresa MSC Cruzeiros.

A Solução para fugitivos do brasil

No entanto, o Executivo boliviano considera que é a empresa que deve fornecer “uma solução imediata” a estes cidadãos, “uma vez que a sua obrigação era corroborar os documentos de entrada ou saída para qualquer destino que ofereça os seus serviços” para evitar “este tipo de imprevistos.

Fontes da MSC Cruzeiros informaram à Efe que estão a trabalhar com as autoridades espanholas para gerir a situação que afeta os passageiros da Bolívia, que incluem famílias e crianças, e confirmaram que viajavam com “documentação inválida”. As mesmas fontes indicaram que esses passageiros “pareciam ter documentação adequada a bordo no Brasil.

No entanto, a MSC Cruzeiros foi depois informada “pelas autoridades (espanholas) de que os vistos não são válidos para a sua entrada no espaço Schengen”, pelo que na terça-feira não conseguiu desembarcar em Barcelona, que era o destino final deste grupo de bolivianos, informou a empresa.

MSC Cruzeiros leva fugitivos do brasil

De acordo com a MSC Cruzeiros, o navio permanece no porto de Barcelona, enquanto a empresa trabalha com as autoridades competentes para facilitar este processo e informou os passageiros a bordo da situação.

O navio de cruzeiro atravessou o Atlântico do Brasil para Barcelona, onde desceu o passageiro que tinha destino final nesta cidade – como o grupo de bolivianos – e, ao mesmo tempo, embarcou numa nova passagem que faz a segunda parte do percurso, neste caso pelo Mediterrâneo até à Croácia. Com este fluxo de entrada e saída do navio, há atualmente cerca de 1.500 pessoas a bordo à espera de poder sair de Barcelona e continuar a viagem, informaram as mesmas fontes da companhia de navegação.

Estadia curta

Os cidadãos bolivianos não precisavam de visto para fazer viagens de curta duração de 90 dias para países que fazem parte do espaço Schengen até 2007, quando entrou em vigor uma decisão tomada pelos governos europeus para responder ao aumento do fluxo de migrantes da Bolívia.

Em 2015 virou noticia, o governo boliviano e a União Europeia (UE) iniciaram negociações para remover a exigência de visto Schengen para bolivianos que fazem viagens de curta duração a esses países. A questão foi abordada novamente em 2022 em um diálogo de “alto nível” em La Paz, embora a exigência de visto para bolivianos permaneça em vigor hoje.

1 thought on “Bolivianos Fugindo do Brasil”

  1. Pingback: Turismo fatura R$ 420 milhões no Amazonas. - RADAR VIAGEM & TURISMO

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top